Conheça a Lugar Artevistas, espaço de diálogo e projeção de ideias nas diversas formas de manifestação da arte

 

A revista eletrônica independente, Lugar Artevistas é canal no Youtube, blog, editora, site e perfil no Instagram com programação cultural diversa.

Viver é uma arte! A frase clichê faz todo o sentido quando entendemos que vivemos cercados por cores, sons, gestos - coreografados ou improvisados - e que nos afetamos e somos afetados continuamente pelos lugares que ocupamos no mundo. E é daí que vem a responsabilidade sobre estes mesmos espaços. A Lugar Artevistas, revista eletrônica independente, é movida por este desejo de falar e viver a arte em suas mais diversas manifestações e ainda resgatar essa noção de responsabilidade com o mundo. Presente no Youtube há oito anos, a Lugar promove diálogos com profissionais, estudiosos e curiosos da cultura. São mais de 100 episódios distribuídos entre quatro estados do país e diversas cidades. 

O título do canal surge de um mal entendido, ou melhor, de uma apropriação afetiva da música Alquimistas, de Jorge Ben, conta Roberta Bonfim, idealizadora da revista. “Os Alquimistas estão chegando, estão chegando os Alquimistas, e eu cantava os ArteVistas”, cantarola. Atriz, jornalista e agitadora cultural, Roberta une suas experiências na criação de um espaço para divulgação e promoção de conversas reais com os profissionais da arte, algo que ela diz sentir falta na imprensa tradicional. Além disso, a leveza e a falta de um modelo padronizado para os vídeos proporciona liberdade para o diálogo sobre os diversos assuntos que permeiam o contexto social do momento. 

“Eu sempre disse que a Lugar ArteVistas não tinha por objetivo levantar bandeiras, mas vestimos camisas. Aqui, certamente vestimos a camisa do respeito, do afeto, do anti racismo, anti fascismo… Anti todos esses agentes limitantes que trazem verdades absolutas. Vestimos a camisa da arte como agente de transformação, cura e grandes realizações”, explica a idealizadora.

Hoje, a Lugar Artevistas é site, canal no Youtube, página no Instagram, blog e editora. Em todos estes espaços, programações diferentes convergem na mesma missão de levar arte a todo lugar e também os lugares às pessoas. No blog, ArteVistas se dividem para publicar textos autorais que tratam desde o cotidiano, maternidade, novidades da revista a poemas. 

 
Varanda Criativa Foto_ Lorena Armond.jpg

Varada Criativa foto por Lorena Armond

 

Este é outro aspecto da Lugar: a união e colaboração de mais de 30 ArteVistas para a realização de projetos ousados e independentes que projetam esse ambiente criativo, livre e aberto às mais diversas formas de expressar humanas.

A revista é cearense, mas nasce no Rio de Janeiro, e na Cinelândia e se reafirma na Feira de Tradições Nordestinas. Esta primeira etapa é possível graças à disposição e trabalho de câmera Felipe Romano, cineasta e ArteVista desde o comecinho. Dali em diante, a revista já passou por São Paulo, Minas Gerais e faz morada simbólica em Fortaleza, no Ceará.

Em 2020, a revista também se arrisca como editora e lança o “De Vento em Poesia” da ArteVista e poeta Marcelina Acácio, cearense que fala sobre o feminino, e liberdade em linhas muitas vezes frescas como a brisa da Praia de Iracema e outras vezes raivosas como uma longa estiagem no Sertão.

Outra relação firme da Lugar é com o Poço da Draga, comunidade centenária de Fortaleza que vive em constante luta por reconhecimento e direito à moradia digna.  Além disso, na Lugar também se trata sobre cachos, parto, culinária, história e política. No entendimento de Roberta Bonfim, espírito da Lugar, a arte permeia a vida em seus diversos aspectos e nada mais justo do que assim tratá-la.

“A arte afeta e transforma, salva e cura. A arte inspira o que não é arte. Vamos pensar na respiração… Uma arte, né? É meio assim que percebo o mundo, onde tudo é uma grande obra, às vezes uma comédia, em outras uma tragédia grega, mas é arte, e passa, e fica e transforma, gera de alguma forma uma atmosfera de leveza que eu muito particularmente preciso para viver o mundo”, respira a atriz.

 

 

Revista eletrônica Lugar Artevistas lança série sobre culinária cearense no Youtube
 
Na série Arte na Cozinha, a cozinheira Clara Freitas visita mulheres da culinária cearense para conversas, receitas e risadas. Nesta semana, o episódio é com a chef Rosele Tejada, do Ventana, restaurante que oferece os mais deliciosos e requintados sanduíches na Praia de Iracema, em Fortaleza.

 

A revista eletrônica Lugar Artevistas - Arte Onde Estiver lança no canal do Youtube a série Arte na Cozinha, apresentada pela cozinheira Clara Freitas. Em temporada de seis episódios, a série visita as casas e cozinhas de mulheres da culinária cearense e apresenta conversas sobre a trajetória profissional e pessoal delas. Isso, durante o preparo de receitas tradicionais do cardápio local. O próximo episódio, a ser lançado no dia 9 de julho, faz uma visita à Rosele Tejada, proprietária e cozinheira do Ventana, restaurante de Fortaleza famoso pela receptividade e oferta de deliciosos sanduíches produzidos com ingredientes refinados.

Após anos estudando e trabalhando em Bruxelas, na Bélgica, a cozinheira Clara Freitas decidiu voltar à capital cearense, cidade onde nasceu e cresceu, para conhecer melhor as personalidades da cozinha local e acompanhar a evolução dessa culinária tradicional. “Entre conversas, sonhos e algumas questões pessoais sobre o lugar destinado a mulher na cozinha, decidi que queria documentar esses encontros e resolvi rever essa gastronomia através dessas mulheres”, relembra Clara.

 

Nos episódios, conhecemos mais sobre a Van, Zena, Nilza, Vilani, Rosele e Mara, mulheres que fazem a alegria dos fortalezenses com receitas tradicionais, ambientes acolhedores e atendimento com jeitinho cearense de quem sabe receber com carinho.

 

Clara explica que o projeto começou despretensioso que ganhou formato e proposta concreta após parceria com a Lugar ArteVistas. “Eu havia documentado encontros com algumas cozinheiras de Fortaleza a partir dos meus afetos pela cidade. A ideia inicial era: vamos documentar e ver no que vai dar. Podia gerar, um doc, um curta, ou uma série, e foi através dessa união com a Lugar ArteVistas que o projeto ganhou esse nome e esse formato”. Além da Lugar, o trabalho também contou com a participação de diversos amigos e amigas fotógrafos como Karla Brights, Gisa de Paula, Lorena Armond e Tiago Lopes.

 

Os episódios são lançados sempre às 21 horas da segunda quinta-feira de cada mês, no canal do Youtube da Lugar Artevistas. A programação chega no mês de aniversário da revista eletrônica independente, que celebra 8 anos de existência e resistência divulgando e falando sobre arte pelo Brasil. Além do lançamento, o canal lança durante todo o mês de junho uma programação de aniversário com lives na página do Instagram e vídeos no Youtube.

 

Sobre Clara Freitas:
Clara Freitas é cearense e apaixonada por culinária. Há seis anos ela reside em Bruxelas, na Bélgica, onde se formou como cozinheira pelo Instituto Rogier Lambion, atuando também em diversos restaurantes da cidade europeia. Clara começou a cozinhar num pequeno atelier em Fortaleza, fazendo doces, no empreendimento que chamou de “Claras em Neve”. À convite, chegou ao Lugar Artevistas para somar e difundir o material gerado das conversas com cozinheiras cearenses.
 
Serviço:
Série Arte na Cozinha
Disponível em:
Canal Lugar Artevistas no Youtube
Blog: lugarartevistas.wordpress.com
Site: lugarartevistas.com.br
Instagram: @lugarartevistas
 
Mais informações:
Rose Serafim - Assessoria de Imprensa Lugar Artevistas
Cel. e WhatsApp: (85) 99865 2573
E-mail:
aserafimjornalista@gmail.com

 

 

De Vento em Poesia: Lugar ArteVistas lança obra inédita durante programação de aniversário
 

 

Obra da poeta e ArteVista Marcelina Acácio rompe com os silêncios impostos ao feminino, e é permeada por amores, dores, gozo, e natureza selvagem. Uma amostra com 15 poemas será disponibilizada gratuitamente para os leitores.
 

No mês em que comemora oito anos de existência, falando sobre arte, política, culinária, literatura, dentre outros temas nas plataformas do YouTube, blogue e site, a revista eletrônica Lugar ArteVistas - Arte Onde Estiver lança-se como editora de livro, com o título “De Vento em Poesia”, de Marcelina Acácio. A obra é um conjunto de poemas banhados de sol, vento e mar, amor e dor, e múltiplos gozos. Versos líquidos, e ora sólidos que denunciam, e confessam a vida da autora, desde os abusos sofridos, aos amores vividos. O livro será lançado no dia 20 de junho, durante a programação de aniversário da Lugar ArteVistas..

 
Com ilustrações de Thyara Costa, projeto gráfico de Jão, e prefácio de nina rizzi, o livro, escrito entre 2015 e 2020, é dividido em duas partes, como bem diz nina na carta enviada à autora em lugar de prefácio: “e há tanto sobre o que escrever, que um livro é pouco e o dobra em dois, nos oferece uma paisagem de sertões e maresias pra pular, porque a poeta é variegada e é mais que mulher: encarna a própria ventania e as águas das orixás que reverencia”. 
 
Obra da poeta e ArteVista Marcelina Acácio revela os silêncios mais profundos da autora. “Cada poema tem uma motivação, escrevo a partir do que me atravessa. Como o abuso sofrido pela minha mãe, aos 14 anos, que deu origem à minha vida, e que eu transformei em poesia, para me curar dessa dor. É dedicado às mulheres de minha família, que viveram, vivem ainda, suas vidas privadas da liberdade, e em silêncio, não um silêncio meditativo, para a escuta interna, mas o silêncio de quem não pode se expressar”, conta.

 

Uma amostra com 15 poemas será disponibilizada gratuitamente para os leitores no site da Lugar ArteVistas.O lançamento de “De Vento em Poesia” será realizado no dia 20 de junho durante live de aniversário no canal do Youtube. O evento compõe a programação de aniversário da revista eletrônica independente Lugar ArteVistas..
 
Serviço:
Lançamento do Livro “De Vento em Poesia”, de Marcelina Acácio
Quando: 20 de junho
Onde: Live no Youtube do Lugar ArteVistas
Link: https://www.youtube.com/channel/UCgtYvtMKZi1GlAkvhUbdiVg