imagem 01-min.png
Somos a Lugar ArteVistas - arte onde estiver - Revista eletrônica cultural e editora, interessada em artes e culturas. Habitamos em diversos Lugares e adoramos compartilhar processos, gerar aprendizados e novas percepções de existir, através de trocas que têm como base o respeito e a responsabilidade de cada um sobre o mundo

Foi com essa proposta que iniciamos, em junho de 2012, em forma de uma revista eletrônica hospedada no YouTube, focada na trajetória e experiências ArteVísticas e no Lugar onde estão inseridas.

Resultado da epifania de Roberta Bonfim e disponibilidade de Luis Felipe Romano, somado à união e contribuição de ArteVistas incríveis, a Lugar ArteVistas - arte onde estiver cria seu estilo de vida, tendo a arte e o afeto como prisma, um estado de viver os Lugares tangíveis ou não do existir. 

 

É o encontro com o lugar da arte que perpassa a história do lugar - espaço, e suas múltiplas relações e reações humanas, sociais, a partir da percepção da arte como caminho.  Com canal no YouTube, blog, site e redes sociais, a Lugar ArteVistas - arte onde estiver, busca se fortalecer como grupo, com crença sobretudo no amor, e disposição para gerar alterações nas narrativas, como se faz possível. O respeito, diálogo, doação ao outro, união entre seres, coletividade, participação, afeto, arte, relação com os lugares (tangíveis ou não) e com os processos individuais e gerais de cada um (Lugar, ArteVista e Lugar ArteVistas) são as bases que sustentam essa construção. Colaborando também para a construção do espaço vivencial e de interação socioambiental a partir de vivências e estímulos artísticos. Produção, pesquisa, agitação, cinema, teatro, circo, artes visuais, música, dança, audiovisual, literatura, ações colaborativas, histórico afetivas e sustentáveis. 

 

Varanda Criativa Foto_ Lorena Armond.jpg

Varada Criativa foto por Lorena Armond

 

 

Editora
No dia em que comemora oito anos de existência, 20 de junho de 2020, a Lugar ArteVistas Editora lança seu  primeiro título “ De Vento em Poesia”, obra poética da ArteVista Marcelina Acácio, escritora, poeta e colaboradora do Blog Lugar Artevistas. O livro encontra-se disponível no nosso site.

 

Blog Lugar ArteVistas
Lugar de deleite, com textos que nos chegam sempre tão necessários, e cheios da presença de quem os escreve. A partir da arte da escrita, onde há uma relação profunda entre narrativa e existência. Aqui, a palavra se faz Lugar de liberdade e libertação , e gera reflexões, empatia, afeto e identificação. 

Com múltiplos temas, divididos por dia, que vão desde à maternidade, passam pela vivência desse Lugar ArteVistas, com Roberta Bonfim, mergulhos profundos nas águas de Marcelina Acácio, Lugares de fala, pretitude, feminismos, literatura, teatro, jornalismo investigativo com Indyra Gonçalves, temas transcendentais, e mais teatro, cinema, tecnologia e alimentação saudável.
 
Poço da Draga
Uma afetividade antiga, e que a partir de 2019 se fortalece na relação com a ONG VelauMar. Com o objetivo de gerar e fruir arte, a partir de duas ações mensais, uma de capacitação e outra de apresentação artístico-cultural. Neste momento de pandemia somamos com campanhas de arrecadação e construção de relação para novas parcerias, além de lives com apresentações artísticas.  Objetivando somar ao lugar e desenvolver novas narrativas sobre o mesmo, que é lugar de história, resistência e existência da relação de Fortaleza com o mar. Tendo a arte, o afeto, diálogo e reconexão histórico afetiva com os Lugares que habitamos.
Varanda Criativa
Lugar de fruição artística e afeto, criado e partilhado pelo nosso querido ArteVista Gustavo Portela, é também estúdio musical e de gravação da revista eletrônica cultural Lugar ArteVistas, onde recebemos nossos ArteVistas convidados para conversas sobre diversidade, arte, respeito, responsabilidade ambiental, inclusão, com leveza e bom humor. 
Arte Na Cozinha
Com a chef de cozinha Clara Freitas, traz estórias de mulheres que compartilham suas trajetórias e amor pela arte de cozinhar, são elas: Van Régia, Zena, NIlza Mendonça, Vilani e Roseli, cinco mulheres empreendedoras da cozinha que dialogam com  bairros da cidade de Fortaleza.